domingo, 19 de junho de 2011

Jornalismo policialesco é preferência nacional?

Ao longo da história, a TV brasileira coleciona muitos programas jornalísticos com temática policial. Essas produções são conhecidas por glaumorizarem a ação da polícia contra o crime. Muitos defendem a tese de que esse tipo de programa consagra o jornalismo verdade, aquele que mostra a realidade das ruas. Mas tem quem considere que esse tipo de atração apenas explora o mundo cão. Não se pode negar que são bons de audiência, prova disso é a contratação de José Luiz Datena pela Rede Record para relançar o Cidade Alerta. Alguém duvida?

4 comentários:

André Henrique disse...

1º Esses tipos de programas até o Ratinho no programa De frente com Gabi diz que parou de fazer porque ele julgava a pessoa antes da justiça e às vezes o indivíduo não era nada daquilo.
2º É o tipo de jornalismo sensacionalista, onde só mostra violência, além de incentivá-la. Eu conheço muita gente que passa até mal quando assiste esses programas policiais, de tanta coisa ruim que passa.
3º É o tipo de programa em que os caras só querem audiência mostrando crimes e xingando os bandidos e glamourizando a polícia.
4º O que esses programas passam não é 1% do que nós estamos acostumados a ver.As coisas acontecem perto das nossas casas ou com alguém conhecido.
5º Eles colocam medo nas pessoas, fazendo com que muitas pessoas deixem de sair na rua pra se divertir ou até ir num mercado.Sabemos que a vida não é feita só de desgraça, há coisas boas também

@qFernando disse...

Acho chatíssimo esse tipo de jornalismo, como foi dito no comment acima, eles ficam lá xingando a pessoa sem nem saber o que aconteceu direito, ficam mostrando desgraça e o q eu acho pior no sensacionalismo é entrevistar gente desesperada... me dá nojo quando vejo reporter se aproveitando de drama de família que perdeu tudo na enchente, familia que foi reconhecer corpo no iml,e etc..

www.titulobacana.blogspot.com

Fábio Alves disse...

O povo se diverte com a miséria alheia. Isso é Brasil.

Teorias de Gi disse...

Concordo com o de cima, evito este tipo de programa, o que mais acho interessante no jornalismo é q em época de copa do mundo carnaval, não existe crimes, ai tudo para.
E as coisas boas que acontecem? Alguem mostra? Talvez não tenha audiencia pra este tipo de coisa.
Acho que o brsileiro só gosta de tragédia, carnaval e futebol.
Mundo triste este o nosso né?