domingo, 3 de julho de 2011

Quem está ao seu lado?



Vencedor de sete prêmios no XV Cine-PE, incluindo melhor filme, Estamos Juntos, de Toni Venturi questiona se o medo torna as pessoas mais egoístas. O longa conta a história da médica residente Carmem (Leandra Leal), que tenta se equilibrar entre trabalho, estudo e a solidão, tão típica das grandes cidades, como São Paulo.


Quem tenta anima a rotina da jovem médica é o amigo Murilo (Cauã Reymond), DJ que só pensa em cair na balada. A amizade dos dois é colocada em xeque quando surge Juan (Nazareno Casero), um sedutor músico argentino, que acaba mexendo com os sentimentos tanto de Carmem quanto de Murilo.

Mas Carmem ainda guarda um segredo – a estranha relação que vive com um misterioso rapaz (Lee Taylor). Ele está sempre ao lado da residente, como se fosse um anjo da guarda. Mas a vida da residente médica muda pra valer quando ela começa a apresentar sintomas de uma grave doença. Falta de concentração, desmaios e dores crônicas colocam em risco a carreira da promissora médica, que resiste a ideia de estar doente.

Neste momento, Elisa (Debora Duboc), enfermeira que trabalha com Carmem no hospital, convida a residente para ser voluntária no Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), entidade que ocupa prédios abandonados para abrigar famílias carentes. Lá, a médica conhece Leonora (Dira Paes), a líder do grupo, e o casal Nadinho (Sidney Santiago) e Maria (Erika Ribeiro). O trabalho no MSTC, a amizade abalada com Murilo, a paixão por Juan e a piora de sua doença deixam Carmem no limite de suas forças.

O longa de Toni Venturi (Cabra-Cega Latitude Zero) conta com excelentes atuações, particularmente Leandra Leal, que, mais uma vez, mostra que a TV ainda não lhe fez justiça. A atriz encarna as angústias de Carmem com maestria, como se as sentisse na pele realmente. Cauã faz um gay sem caricatura. Nazareno Casero e Lee Taylor são gratas surpresas.

Estamos juntos mostra que é possível se sentir sozinho mesmo convivendo com as pessoas. Paradoxalmente, o filme discute a ideia de sociedade em rede, em que todos estamos, de alguma maneira, conectados, e assim, somos corresponsáveis uns pelos outros. Outra atração é a cidade de São Paulo, mostrada não apenas como cenário, mas como se fosse um personagem vivo da história. A Estação da Luz, o Centro, os viadutos, o caos do trânsito, todo o DNA da capital paulistana, que acolhe ao mesmo tempo que afugenta.


3 comentários:

Lucas Moura disse...

Que descrição massa! O trailer instiga a assistirmos o filme, muito interessante. A Leandra Leal certamente vai dar um show, uma ótima atriz que é pouco reconhecida.
Vou aguardar a estreia
Valeu a dica

Michel Carvalho disse...

Está em exibição em São Paulo no Artplex Unibanco no Frei Caneca

Fabiane Daz disse...

Ainda não assisti, mas me interessei muito, ainda mais agora com sua postagem!! Abraço