domingo, 7 de agosto de 2011

A fome e a função do jornalismo


Quando me deparei com essa capa fiquei perplexo. Vários pensamentos povoaram minha cabeça. Num primeiro momento, pensei que capa sensacionalista, explorando a imagem de uma criança africana em situação de miséria. Mas depois refletindo melhor concluí o quanto essa foto é adequada enquanto denúncia. O jornalismo só se faz necessário numa sociedade por sua função social.

É lógico que a foto da criança faminta choca, nos incomoda como ser humano. Às vezes, penso como o mundo ainda convive com cenas desse tipo. A fome que atinge milhões de pessoas Somália não pode ser ignorada pelos países mais ricos, pela ONU e por cada um de nós. É triste ver como boa parte de nossa sociedade considere normal a miséria nos países africanos. Parece que nossa capacidade de sensibilizar com o sofrimento do outro está cada vez menor. 

Voltando à função da imprensa, vejo que a manchete escolhida é sobre o medo de recessão mundial e a sub-manchete se refere à saída de Nelson Jobim do Ministério da Defesa. Pelos dogmas do jornalismo, está tudo correto. A primeira é mais forte pelo alarmismo e pela escala global. A segunda nos remete à questão local, a troca de posto numa pasta importante do Executivo Nacional. Mas, então, porque só a foto com uma pequena legenda da criança faminta? Inegavelmente, a imagem chama a atenção, mas o assunto em si não é novidade. Cenas de uma África miserável em que as crianças morrem de fome devido a conflitos armados ficaram banalizadas. Elas não causam mais indignação, no máximo, um sentimento de resignação. 

A fome é a maior denúncia social que o jornalismo pode fazer. Pensar que crianças morrem por não terem o que comer é de um absurdo que não pode ser ignorado por todos nós. É evidente que a mídia é movida por seus interesses políticos e econômicos, mas vejo que os profissionais que trabalham nela podem fazer a diferença. Utopia ou não, creio que a imprensa tem um papel importante ao resgatar certos sentimentos na sociedade e a capacidade de se indignar com a fome é um deles.

2 comentários:

kaka disse...

OLA MICHEL , TUDO QUE VC DISSE TEM SENTIDO ,VC É DEMAIS GOSTO MUITO DO QUE VC ESCREVE , VEJO SINCERIDADE ,NAS SUAS PALAVRA BEM OJETIVAS E VERDADEIRA PARABENS MEU AMIGO SUCESSO ,UM GRANDE ABRAÇO

Michel Carvalho disse...

Valeu Kaka,

Um grande abraço e continue prestigiando este espaço...Abs!