domingo, 4 de dezembro de 2011

Sentimentos encenados


Texto produzido originalmente para o site Mídiativa

Triângulo amoroso é um tema recorrente na ficção. Recentemente tivemos a série global Aline. No cinema, Os SonhadoresTrês Formas de Amar e o clássico Jules e Jim de François Truffaut. Os 3, de Nando Olival, bebe dessa fonte, mas apresenta um elemento novo: a vida num reality show. Com uma linguagem moderna, o filme tem um público alvo bem definido.
O filme de Olival conta a história de Camila (Juliana Schalch), Cazé (Gabriel Godoy) e Rafael (Victor Mendes), três jovens universitários que, vindos de diferentes lugares, se encontram numa fila de banheiro e depois de algumas cervejas e muita conversa, decidem morar juntos. Uma regra de convivência fica estabelecida: os três não poderão se envolver entre si. O tempo, então, mostra que é impossível cumprir esse acordo. Os sentimentos de amizade e amor se misturam nessa relação que parece perfeita.
Com a proximidade do curso, Camila, Cazé e Rafael estão próximos da despedida. Mas após a apresentação de um trabalho na faculdade, o trio é convidado para participar de um reality show que acompanhará em tempo real o cotidiano dos três no apartamento em que vivem. O programa é patrocinado por uma grande loja de departamentos, que espera faturar muito com as vendas online de tudo o que os jovens usam no dia a dia, desde TV até mochila.
O produtor do reality e o trio percebem que a vida cotidiana não é suficiente para atrair o público e aumentar o faturamento do patrocinador. Daí, a necessidade de a realidade se confundir com a ficção, surgindo verdades baseadas em mentiras e mentiras inspiradas em verdades. Emoções são encenadas e sentimentos são retraídos na frente das câmeras. O programa se torna um grande sucesso, até que uma quarta pessoa surge na história, o que coloca em xeque a relação dos três jovens.
O filme conta com boas atuações e tem uma história interessante. No entanto, se perde ao tentar mostrar os conflitos do triângulo amoroso, ao mesmo tempo, que discute a linha que separa realidade e ficção. Os 3 é uma representação pueril dos jovens universitários, em que a ousadia fica no que é sugerido e não no que realmente acontece. Faltou a provocação de Os Sonhadores e a poesia de Jules e Jim.

Nenhum comentário: