terça-feira, 29 de julho de 2008

Por um jornalismo de qualidade

Na última sexta-feira (dia 25), foi publicada a portaria nº 342/08 do Ministério do Trabalho e Emprego que institui um grupo de estudos sobre a regulamentação da profissão de jornalistas no Brasil. Uma das pautas será a obrigatoriedade do diploma para a prática jornalística, além da criação de um conselho federal da categoria nos moldes da OAB e do CRM.

Em 2004, houve uma grande discussão em torno da criação do conselho. O governo na época recuou porque grandes "medalhões" do jornalismo brasileiro foram contra a proposta, acusando-a de censura. Na verdade, a grande imprensa não tem interesse na implantação de um órgão que irá apontar seus erros e cobrar ética.

A criação desse grupo de estudos sinaliza a necessidade de discutir a precariedade do jornalismo brasileiro. Atualmente, tem modelo, atriz e até participante de reality show fazendo reportagem, fora os ex-jogadores que se julgam cronistas esportivos. Profissionais de outras áreas, sem diploma de jornalista, deveriam, no máximo, trabalhar como colaboradores.

Como se trata de uma iniciativa do governo, esse grupo de estudos pode não resultar em nada. É possível também que os órgãos de imprensa se mobilizem contra novamente, abortando qualquer debate sobre a profissão de jornalista, que cada vez mais se encontra na berlinda.

Nenhum comentário: