quarta-feira, 18 de março de 2009

Vale tudo pela audiência?

Recentemente, o Ibope divulgou que a TV Cultura no ano passado custou R$ 2,84 por dia para cada telespectador ao governo paulista. Muitos consideram esse valor muito elevado se for levada em conta a audiência pífia que a emissora alcança.

Mas o foco de uma emissora pública, como a TV Cultura, deve ser o Ibope?

A TV paulista oferece uma programação de caráter educativo e cultural. Atrações sobre música clássica, literatura, filosofia, além da exibição de documentários e filmes fora do circuito comercial. A emissora também dá espaço para a produção regional e universitária. Outro ponto forte são os programas infantis.

No entanto, parece que essa grade não vem atraindo o grande público. Primando pela qualidade, a programação da TV Cultura não tem apelo popular, ficando restrita a alguns poucos telespectadores. A apresentação de uma orquestra sinfônica, por exemplo, acaba agradando um grupo muito restrito.

Segundo informações do site Comunique-se, a audiência da Cultura nunca foi alta. Em 1986, era de 0,7 ficando neste ponto até 1990. Alcançou mais de 2 pontos entre 1995 (2,1) e 1996 (2,3); recuou de 1997 (1,7) a 2003 (1,5). Desde então, mantém-se estável entre 1,4 e 1,5 ponto, em relação à audiência de cada domicílio.

Nesse embate qualidade versus audiência, a TV Cultura corre o risco de se descaracterizar. Uma emissora pública pode e deve oferecer entretenimento aos telespectadores, mas não se igualando às TVs comerciais. A sociedade brasileira não precisa de mais novelas, reality shows e programas de fofoca.

6 comentários:

Cristiano Ventura disse...

Adoro assistir a Osesp na cultura....passa direto :-)

Anônimo disse...

Assitia todo Domingo Café Filosófico. É uma pena... Esses programas são muito bons.

Unknown disse...

A Cultura tem uma das melhores programações da TV aberta.
Ela não atinge a grande massa, pois não passa BBB, etc. Porém cumpre com maestria seu papel educativo!!

Anônimo disse...

Ai Nádia gostei do seu comentário, a grande massa precisa de educação e muito mais, vergonha na cara.
Um abraço!

Anônimo disse...

Pois é nem sempre qualidade é sinal de audiência , grande prova é a TV Cultura com excelentes programa e baixa audiência , infelizmente a grande população brasileira ñ aprecia uma TV tão educativa com a TV Cultura!!!

Arismar disse...

ai arrazou no confete cultural-rsss
gostei!