quarta-feira, 15 de julho de 2009

A era da inteligência coletiva

Os avanços tecnológicos estão transformando a sociedade, em especial o processo educacional. Atualmente, o professor não tem mais a exclusividade na transmissão do conhecimento. Com a internet, todo mundo ganhou voz e se sente um pouco educador, capaz de compartilhar informações e reelaborar discursos.

Na era da cibercultura, a informação é horizontalizada entre as pessoas. Assim, há maiores possibilidades de desenvolver o que chamamos de inteligência coletiva, um saber construído de forma colaborativa, em que todos podem participam ativamente. Hoje, só fica na condição de espectador quem ainda não se apoderou das novas tecnologias.

Um exemplo dessa nova realidade são ferramentas wikis que permitem aos usuários tanto o acesso quanto a geração de informações e documentos. Não é necessário know-how para a edição de conteúdo. Cientistas, jornalistas e estudantes, todos podem contribuir com esse processo de construção. A enciclopédia virtual Wipédia é uma importante ferramenta de pesquisa cooperativa, apesar da falta de confiabilidade de alguns dados ali disponíveis.

A inteligência coletiva rompe com os padrões hierárquicos do pensamento intelectual. O cidadão pode construir seu entendimento a partir de debates na rede, sites especializados ou portais governamentais. Os entitulados formadores de opinião já não possuem a primazia da informação. Eles agora dividem espaço com novos protagonistas que exercem plenamente o direito à comunicação.

5 comentários:

vanderleia costa disse...

Isso é maravilhoso,pois só através do conhecimento é que se poder mudar nossa atual situação de subdesenvolvimento.Passou-se a era que a intelectualidade pertencia somente à burguesia.
Além da democratização de informação através da internet,também sou a favor do uso de DVDs piratas,pois muitos filmes são educativos e trazem uma sabedoria que pode transformar o telespectador e são muitos caros e jamais serão exibidos em TV aberta.
O saber pertence a todos,essa será a ferramenta que irá incluir a classe menos favorecida da nossa sociedade.

Confer~encia Nacional de Comunicação disse...

É a revolução da comunicação que chegou de forma irreversível.

vanderleia costa disse...

Graças a Deus,viva a revolução!

Razonalizando disse...

É importante a qualidade e aplicabilidade da informação... Antes só do que mal acompanhado, antes não saber do que ficar mal informado... Médicos precisam clientes para se ocuparem, sobreviver, ... A mídia precisa de a s s u n t o ... Tem espaços para preencher vinte quatro horas por dia... Algo que pode curar tambem pode matar, questão só de medida, de hora e lugar... A mídia não admite qualquer censura mas..., censura ao extremo... Tudo é filtrado, censurado, ... Deveria mostrar, comunicar, não opinar, julgar... Deveria ser um instrumento para i n f o r m a r , não c r i a r ou a l t e r a r acontecimentos, eventos, ... JÁ caiu no descrédito, ... É apenas passatempo... Se diz voz do povo mas não é... Os fatos mostram que não representa a posição do povo, dos seus clientes, ... A mentira aparece na contradição do que apresenta... Mostra que um virus é menos letal dos que os já ativos... A seguir tenta convencer que é necessário evitá-lo pelas mortes que tem causado... Fofoca é passatempo e é assim que nossa mídia está comportando... Se diz privada, vivendo de serviços, ... Mas na real vive de favores governamentais que libera parte dos impostos a receber para sustentá-la... São como flanelinhas nos empurrando serviços que não precisamos, repetindo coisas inúteis em dezenas de mídias, ao mesmo tempo, desperdiçando recursos preciosos e vivendo de uma ilusão que vai terminar como em outros lugares do mundo, controladas, responsabilizadas, como tudo o mais que existe... Isto já faz parte da inteligência coletiva...

airssea disse...

Ainda não criei verbete na wiki, mas acho bacana que muita coisa que procuro encontro lá... E Viva a Democracia! Rsrs Bjos!