quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Globo X Record: quem perde é o público

O Jornal da Record exibiu hoje (12) uma matéria contestando as acusações de que o bispo Edir Macedo e integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) estariam envolvidos em um esquema de lavagem de dinheiro. A denúncia feita pela Justiça de São Paulo conclui que a contribuição dada pelos fiéis era desviada para a compra de bens pessoais e de veículos de comunicação.

O caso foi amplamente divulgado ontem pela mídia, mas ganhou contornos de “megacobertura” no Jornal Nacional da Rede Globo que dedicou mais de dez minutos ao episódio. Além da denúncia da promotoria, o programa mostrou imagens de cultos em que pastores ensinam como cobrar o dízimo aos fiéis. A repercussão na imprensa internacional também foi abordada na matéria.

A reportagem do Jornal da Record defendeu a IURD, mostrando as obras sociais mantidas pela instituição religiosa. Além disso, a matéria faz duros ataques à concorrente, exibindo um histórico da Rede Globo em que a emissora é acusada de envolvimento com a ditadura militar e de manipulação nas eleições. A tese do canal de Edir Macedo é de que a rede carioca estaria perseguindo a Record por causa de seu crescimento na disputa pela audiência.

O mais grave de tudo isso é que as emissoras utilizam seus telejornais para se atacarem mutuamente numa postura que desrespeita o telespectador. A denúncia contra a IURD é real e tramita na Justiça. No entanto, é importante saber como a Rede Globo conseguiu ter acesso a informações tão sigilosas, outra questão é se o jornalismo da família Marinho procurou escutar a versão dos acusados.

Dessa guerra, a única certeza é que os meios de comunicação agem de acordo com seus interesses políticos e comerciais. Por isso, não podemos perder a oportunidade de discutir a mídia que temos e a que desejamos, é preciso lutar pela realização da I Conferência Nacional da Comunicação em nome da democratização da informação e pelo fim do monopólio midiático, seja global ou universal.

20 comentários:

Unknown disse...

NA VERDADE NÃO GOSTO DE OPINAR EM QUESTÕES DAS QUAIS NÃO ENTENDO MUITO,POREM HOJE PELA MANHÃ ESTAVA TROCADO DE CANAL E VI A REPORTAGEM DA RECORD CONTRA A GLOBO TENHO 23ANOS AS ACUSAÇÕES QUE A RECORD FAZ CONTRA A GLOBO JÁ É PASSADO ALGO QUE HOJE NÃO TEM TANTA IMPORTANCIA AO MEU VER...POREM A GLOBO MOSTRA ALGO REAL QUE É EVIDENTE O QUE CERTOS PASTORES FAZEM COM SEUS FIEIS OBRIGAM OS MESMO A PAGAREM POR RECEBEREM A PALAVRA DE DEUS,ALGO QUE Ñ DEVERIASER COBRADO MOSTRA A IMPOTNCIA DE UMA PESSOA QUEÑ TEM CAPACIDADE PROPRIA PARA CONSEGUIR VIVER SEM PASSAR INOCENTES PRA TRAZ.A REPORTAGEM DA GLOBO NO JORNAL DA GLOBO FOI CONTRA O "SR" MACEDO E Ñ CONTRA RECORD O QUE IMCOMODOU A RECORD A VERDADE.

Anônimo disse...

Atenção!!!!!!!!!
a globo tras uma história velha para desviar atenção do casa de Sarnei que dono de afilial de tv da globo no maranhão e nós caimos nessa. então vc ver que ela é de verdade.mudando de assunto já que a globo condena tanto da o dizimo porque ela pede dinheiro para o criança esperança? Não vai me dizer que ela não tira sua pontia

Fábio Pinto disse...

Eu acho que não perco não.

Eu me divirto! hahaha

Na verdade, ambas as emissoras estão dizendo algumas verdades.

Ou alguem ai duvida que o Bispo Macedo bota dinheiro dos fieis no bolso?

Ou, pior ainda, alguem duvida que a globo manipula a informação a serviço da direita conservadora brasileira?

Anônimo disse...

Creio que o cidadão está ganhando com essa lavagem de roupa suja.
O problema maior é que a globo não aceita perder espaço para nenhum concorrente, visto acostumada a manipular informações, criar fatos e praticar um jornalismo de interesses.
O que a globo praticou no passado tem muito a ver com a situação do Brasil na atualidade. Foi através dessa ligação íntima com a ditadura (e hoje com a direita do PSDB, DEM e assemelhados) que se gerou e criou a violência que se vê nas ruas, cujo cidadão é desprezado em todos os quesitos básicos para uma vida digna e de perspectivas para o futuro.
Existe escola pública de qualidade? Saúde preventiva? Leiots em hospitais? Moradias dignas? Infraestrutura? Segurança Pública?
O resultado de tudo isso nasceu em razão do silêncio e de uma ligação umbilical com o descaso e com o esquecimento de milhões de brasileiros. Isso é fato.
Deixo o link de um vídeo sobre o que fez a globo nos tempos idos, ficando para o leitor/telespectador a conclusão.
http://edu.guim.blog.uol.com.br/
A matéria tem o título de "Além do Cidadão Kane", do dia 13 de agosto de 2009.
Marcos Simões

Gama disse...

Oi Michel!
O Marcos está coberto de razão. A briga informa mais a população sobre o assunto que o departamento de jornalismo propriamente dito. Desmascara, inclusive, o quanto estamos longe das verdadeiras notícias...
Que a briga se acirre cada vez mais. A opinião pública só leva vantagem.

Michel disse...

Acho que este tipo de jornalismo que se reveste de verdade somente para atingir a concorrência não é bom para sociedade. Foram cometidos exageros de ambos os lados. Há uma guerra comercial por trás dessa onda de denuncismo que compromete a credibilidade de qualquer notícia veiculada. Por isso,há a necessidade de uma rede pública de comunicação, sem coloração partidária e que os vários setores da sociedade tenham espaço em seu conselho gestor. Desse embate GloboXRecord, sobram meias verdades.

vanderleia costa disse...

As emissoras têm usado seus telejornais para veicular notícias que estão de acordo com seus interesses pessoais,com isso nosso jornalismo se tornou mercadoria.Não existe a liberdade de informação e o público não tem mais o direito de receber a notícia real.
Sinceramente,não assisto a Record e estava somente com a versão da Globo.E é o que acaba acontecendo com a maioria da população,não pesquisam outras fontes de notícias para realmente tentar saber o que acontece de fato.Nas décadas de 60 e 70 éramos controlçados pelo regime militar,hoje somos pelos diretores de imprensa.

ed junior disse...

É como já dizia minha avó "QUEM TEM TELHADO DE VIDRO NÃO JOGA PEDRA NO TELHADO DOS OUTROS" Esse desespero da globo é claro que está relacionado a programações, em um mundo competitivo de hoje, quem não se atualizar fica para tráz no caso das emissoras é inovação. Pois já estamos cansados das mesmices de todos os dias que é a programação da tv GLOBO. Onde esse Ano completa seus 40 Anos.De quê? Monopólio,erguer e derrubar políticos, manifestar assuntos de seus interesses dizendo que é em prol da população, Babozeira. A verdade é que aquela ALIENAÇÃO já é passado o podre da globo tá aí a tona. SÓ CEGO NÃO ENCHERGA!!! FORA GLOBO

Anônimo disse...

É VERDADE QUE DA NOITE PARA O DIA A RECORD CRESCEU E QUE SER LIDER ISSO JA E UM POUCO ESTRANHO. SE POR ACASO A RECORD CRESCE E SER LIDER VAI SER A MESMA globo AS PESSOAS TEM QUE VER ISSO.
Por exemplo a record possui o bbb so que na fazenda possui o esporte espertacular so que fantastico.A record ñ tem nenhuma capacidade ao contrario copia ideia no caso programas de outras emissoras idolos que era do sbt, bela a feia ou seja a feia mas bela do sbt fora que suas novelas tem nas da metade do seu elenco da globo.A globo pode pede audiencia mas ñ a liderança.lembrado que quando a rede record mostra os numeros de audiencia mostra somente no estado de sao paulo. gostei das palavras de luana a rede globo acusa edir macedo ñ a record e para si defeder a record usa seus fies.

OLIVIER disse...

Bom,qorque que as pessoas idolatra tanto medium como chico xavier e outros tantos porai?com todo respeito que ele merece, mas o que ele fez pra humanidade? não tenho procuração para defender o Edir macedo,ele foi infeliz ao dizer aquilo naqueles videos que estão no yutube, mas que a obra que a igreja universal faz é incotestavel,qtas pessoas entram ali destruida e tem a sua restaurada ali?posso garantir a vocês que, de cada 100 pessoas que frenquenta ou frenquentou a igreja universal,duas ou três vão falar mal da igreja..e outra coisa,para de achar que quem vai na igreja universal e oferta seu dinheiro ali é otário,oferta e dizimo é biblico e quem inventou a biblia?sabe,não sabe?então muito cuidado!gostaria de dizer para o ministerio publico que eu adimiro muito,que o dinheiro que a igreja universal arrecarda de seus fieis não ta fazendo falta pra os brasileiros, que são ofertados de cada um de livre vontade, agora,presta atenção TV GLOBO E MP,os milhões que aqueles figurões la em Brasilia rouba nosso contra nossa vontade,esse dinheiro sim ta fazendo falta e ta matando muita criança de fome por esse brasil afora. vão investigar esse pesoal e bate mesmo assim como tão batendo no bispo com materia de 15 minutos no JN.

Théo Borges disse...

a meu ver a briga das duas emissoras só vem comprovar que a maquina de manipulação que é a Globo, quem assistiu a primeira reportagem que a globo fez viu que ela passou todos os limites de imparcialidade, chamou a igreja universal de quadrilha e tudo mais...

pra mim quem tem de a perder eh a propria Globo, pois as pessoas nao sao bobas e estao vendo quem "está errado"...

abraço, visite-me:

www.leituraopinativa.blogspot.com

Cristiano disse...

Concordo e muito com o Fábio.
Todos temos certeza que a Globo é a maior emissora manipuladora do Brasil, e que a IURD descaradamente "faz uma boquinha" com o dinheiro do povo. Porem isso mostra como a população brasileira consegue ter sua atenção desviada de problemas que ao meu ver são de maior importância, como a Gripe suína e a nossa novela no congresso.

airssea disse...

Abaixo o monopólio da globo, Democracia já!

Unknown disse...

Só sei que nesta briga, que já tenho minhas dúvidas se não é armada, o Sarney está livre das acusações!!! Será que isto não serviu como uma cortina de fumaça????

Anônimo disse...

na minha opinião na record so tem ladrão começando por edi macedo

Anônimo disse...

na record so tem e ladrão

Anônimo disse...

ACHO QUE A REDE RECORD PERDEU SUA ESSÊNCIA.CRITICAVAM TANTO A GLOBO .E PARA TER AUDIÊNCIA COPIA OS PROGRAMAS DA GLOBO E OUTRAS EMISSORAS TAMBÉM.A GLOBO PODE ATÉ TER MUITOS DEFEITOS ,MAS A RECORD TÁ DEMAIS ,AS VEZES NEM SEI QUAL A EMISSORA QUE ESTOU ASSISTINDO.SIMPLESMENTE A RECORD NÃO LANÇA TALENTOS ,PAGAM MAIS AOS PROFISSIONAIS DA GLOBO.TÔ SURPRESA QUE AINDA NÃO CONSEGUIRAM A FÁTIMA BERNANDES E O WILLIAM,OU ATÉ MESMO O FAUSTÃO,AFINAL NO BRASIL O QUE IMPORTA É O DINHEIRO?

Matheus disse...

RECORD SAÍ FORA TEU TEMPO JA ACABOU

Anônimo disse...

naum vou porque isso nao e daminha conta nao to ganhando nada pra falar disso

Anônimo disse...

como se a globo ou a record fosse santos aiai eu vou e pro meu twitter e facebook que eu ganho mais