quinta-feira, 18 de março de 2010

O chato de ser adulto

Com um nome que parece mais uma epígrafe, Histórias de amor duram apenas 90 minutos, primeiro filme de Paulo Halm, é o retrato de uma geração que tarda a amadurecer, assumir responsabilidades e só pensa em sexo. Estrelado por Caio Blat, o longa conta a história de Zeca, um escritor frustrado, que há anos trabalha num livro que não passa da página 50.


Zeca tem 30 anos, mas age como se fosse um adolescente, vivendo às custas da herança da mãe. Ele mora com Júlia (Maria Ribeiro), uma mulher inteligente, ambiciosa e muito independente. A relação dos dois é marcada pela incompatibilidade, particularmente em termos de objetivos na vida. Para piorar a situação, o aspirante a escritor acredita que sua companheira o está traindo com outra mulher, a sedutora Carol (Luz Cipriota).


Incapaz de escrever uma linha sequer, Zeca se sente o pior dos seres humanos. Nesses momentos, ele procura seu pai (Daniel Dantas), que não alivia e o pressiona para finalizar logo o livro. Os diálogos entre os dois são tensos, cheios de cobranças e comoção. O bloqueio criativo de Zeca se agrava quando Carol se torna uma obsessão, que ele não consegue tirar da cabeça. Enquanto isso, o relacionamento com Julia esfria e o rapaz não sabe o que fazer.


O primeiro longa de Paulo Halm é uma comédia romântica e moderna, que se situa entre a banalidade e a reflexão, bem ao estilo cool de algumas produções independentes americanas. O filme tem um quê de sensual, com várias cenas de cama, aliás, a atriz argentina que interpreta Carol está perfeita (em todos os sentidos). O fato de Caio Blat e Maria Ribeiro serem casados na vida real também ajuda na busca de naturalidade.


Alguns detalhes prejudicam o ritmo do filme, como a narração de Zeca que se torna um pouco cansativa e desnecessária. Além disso, Histórias de amor duram apenas 90 minutos merecia um desfecho mais criativo, sem soluções baratas. Parece que o diretor também sofreu com a falta de imaginação, assim como seu protagonista.


Recentemente o ator e também diretor Selton Mello afirmou que pretende que seu novo filme O Palhaço alcance as pessoas que admiram seu trabalho. Isso porque seu primeiro longa na direção, Feliz Natal, teve uma carreira muito breve no cinema, apesar de aclamado pela crítica. Esses problemas na hora da distribuição impedem que surpresas como Histórias de amor duram apenas 90 minutos alcancem um público maior. Para se ter uma idéia, o longa está sendo exibido só em oito salas. Realmente, é uma pena, pois é uma hora e meia de diversão garantida.

Nenhum comentário: