sexta-feira, 30 de julho de 2010

O poder da TV nas eleições


Publicado no jornal Folha de S. Paulo

TV é a principal fonte de informação dos eleitores
A televisão é o principal meio de comunicação utilizado pelos eleitores brasileiros para se informar sobre os candidatos que disputam as eleições neste ano. Segundo o Datafolha, 65% dos entrevistados afirmam que a TV é a mídia preferida para obter informações.
Os jornais aparecem em segundo lugar, com 12% de preferência, e a internet e o rádio vêm em terceiro, com 7% cada um. Conversas com amigos ou familiares são apontadas por 6%.
INTERNET - Nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 2008, segundo informações do Pew Research Center, instituto de pesquisa americano, a internet era a principal fonte de informação de um quinto do eleitorado do país.
No Brasil, a popularidade da rede é baixa mesmo quando o Datafolha pede para os entrevistados citarem três meios de comunicação usados para se informar: 27% mencionam a internet, que fica atrás de conversas com amigos e familiares (32%).
A TV é lembrada por 88% e continua em primeiro lugar. Em segundo vêm os jornais, com 54%, e rádio aparece em terceiro, com 52%.
O Datafolha ouviu 10.905 eleitores em 379 municípios de todo o país (exceto Roraima). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Entre os principais candidatos à Presidência, a internet tem maior penetração entre os eleitores de Marina Silva (PV): 11% dizem que a rede mundial de computadores é a principal fonte de informação, contra 7% dos que têm intenção de votar em José Serra (PSDB) e 7% dos que afirmam querer votar em Dilma Rousseff (PT).
Acima da média nacional, 70% dos nordestinos afirmam que a TV é a principal fonte de informação sobre os candidatos, e os moradores do Sudeste são os que menos preferem essa mídia (60%).
A TV é também o veículo mais citado pelos mais pobres: 68% entre os que têm renda familiar mensal acima de dois salários mínimos, em contraposição aos 47% dos que ganham acima de dez salários mínimos.
O jornal, por sua vez, tem maior penetração entre os mais ricos: 24% dos que têm renda familiar mensal acima de dez mínimos.
O melhor desempenho da internet ocorre entre os mais escolarizados (20% entre os que têm ensino superior), os mais ricos (18%) e os mais jovens (14% dos que têm de 16 a 24 anos).


COMENTÁRIO: Se por um lado, a TV é o meio em que o candidato pode apresentar melhor seus projetos, seja através dos debates ou da propaganda gratuita. Por outro, o marketing político utiliza a linguagem televisiva para construir um candidato perfeito, carismático e sem defeitos. O ideal é que o eleitor procure informações sobre os postulantes em todas as mídias, confrontando dados e avaliando a biografia de cada um. Outro aspecto importante é o posicionamento ideológico da fonte, às vezes, alguns veículos possuem interesse particular na divulgação de determinada notícia. A TV não pode ser a única fonte de informação para o eleitor, até porque o vídeo pode enganar muito, a história mostra que candidatos sem conteúdo já foram transformados em verdadeiros líderes na telinha.

Um comentário:

Ygor disse...

isso é um sinal de que, a despeito do q ue muitos analistas pregam, a "senhora TV" não será desbancada pelas novas mídias tão cedo