sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A 'verdade' da mídia


“Estamos vivendo duas histórias distintas: a de verdade e a criada pelos meios de comunicação. O paradoxo, o drama e o perigo estão no fato de conhecemos cada vez mais a história criada pelos meios de comunicação e não a de verdade”.
Ryszard Kapuscinsk

***
Quem vem acompanhando o noticiário desta semana terá a forte impressão que o governo Dilma está em plena crise. Briga com o PMDB pela indicação de nomes para o segundo escalão, a alta da inflação, o valor do salário mínimo, a extradição de Cesari Battisti, entre outros fatos. 

Sem dúvida, esses problemas exigem a atenção da nova governante, mas sob o olhar da grande imprensa, são superdimensionados de modo que desgastem um governo que tem apenas cinco dias de atuação. Fora isso, o ex-presidente Lula continua na pauta dos jornalões, ora sendo questionado por sua estadia numa base militar no Guarujá, ora pelo fato de seus filhos terem obtido o passaporte diplomático. 

Na verdade, parece que a trégua não durou muito. Já na posse, alguns jornalistas criticavam o discurso de Dilma ou mesmo a quebra de protocolos de Lula. Esta primeira semana indica que o comportamento da imprensa em relação ao novo governo será tão ou mais inquisidor do que foi durante os oito anos de Lula. Aguardemos.


Em tempo(09/01): A polêmica de hoje que envolve Dilma é a retirada do crucifixo e da bíblia de seu gabinete. Em nota, a ministra Helena Chagas já desmentiu essa informação. Resta saber agora qual será o novo factóide criado pela mídia. A única certeza é que essa patrulha está apenas começando.

5 comentários:

Luciana Rodrigues disse...

Pena que muita gente não tem discernimento para perceber que nem tudo o que é dito informa.Às vezes,só deforma!!

Brunosh disse...

eu já penso diferente: se não existissem os alienados, o sistema não funcionaria. pode até parecer uma ideia conservadora, mas levando em conta a situação da sociedade contemporânea, eu acredito que isso se faz necessário.

um grande abraço

Michel Carvalho disse...

Bruno,

É impressão minha ou vc está defendendo a alienação das massas??? Particularmente, acho que a desinformação está a serviço das elites de nosso país e não contribui em nada com a democracia brasileira. mesmo assim, agradeço a participação.

Alessandra Sousa disse...

Eu compartilho da ideia de que a midia sabe muito bem manipular o publico, porem o publico tambem sabe manipular a midia perfeitamente....

http://changefeeling.blogspot.com/

Ygor disse...

toda vez q ouço essas notícias de crise e tal eu pensava assim como vc falou "pô, o governo nao tem nem um mês ainda!!"
'Deixa a mulher trabalhar'!!