sábado, 28 de junho de 2008

Jornalismo Colaborativo: Outras vozes no cenário midiático

Nos últimos anos, os grandes portais vêm abrindo espaço para os internautas na produção de conteúdo. Com isso, não precisa ser jornalista para enviar fotos, textos e vídeos sobre diversos assuntos. Esse tipo de jornalismo colaborativo contribui para ampliar o olhar da mídia, geralmente pautada pelos mesmos assuntos.

No entanto, a iniciativa ainda é tímida, sendo pouco explorada pelos internautas. Observando alguns sites de conteúdo colaborativo, como VC no G1 (Globo), Minha Notícia (IG) e VC Repórter (Terra), é possível afirmar que o material enviado se refere sobretudo a flagrantes ou curiosidades. Uma das razões que inviabilizam a participação do público são as regras de uso que censuram algumas notícias.

Os sites de mídia alternativa são uma saída para os internautas que não se conformam com o veto dos portais. O Overmundo e o CMI permitem a publicação de qualquer conteúdo, independente de questões políticas ou comerciais. Outra exemplo de espaço democrático na internet são os blogs que apresentam uma multiplicidade de opiniões.

Mas o jornalismo colaborativo não é unanimidade. Alguns profissionais do ramo afirmam que falta qualidade ao conteúdo publicado pelo público. Porém, a participação de novos atores sociais na comunicação garante pluralidade de idéias, acabando de certa maneira com a supremacia de alguns poucos formadores de opinião. Então, vamos lá, mãos à obra!!!

Nenhum comentário: