Nos últimos anos, os grandes portais vêm abrindo espaço para os internautas na produção de conteúdo. Com isso, não precisa ser jornalista para enviar fotos, textos e vídeos sobre diversos assuntos. Esse tipo de jornalismo colaborativo contribui para ampliar o olhar da mídia, geralmente pautada pelos mesmos assuntos.
No entanto, a iniciativa ainda é tímida, sendo pouco explorada pelos internautas. Observando alguns sites de conteúdo colaborativo, como VC no G1 (Globo), Minha Notícia (IG) e VC Repórter (Terra), é possível afirmar que o material enviado se refere sobretudo a flagrantes ou curiosidades. Uma das razões que inviabilizam a participação do público são as regras de uso que censuram algumas notícias.
Os sites de mídia alternativa são uma saída para os internautas que não se conformam com o veto dos portais. O Overmundo e o CMI permitem a publicação de qualquer conteúdo, independente de questões políticas ou comerciais. Outra exemplo de espaço democrático na internet são os blogs que apresentam uma multiplicidade de opiniões.
Mas o jornalismo colaborativo não é unanimidade. Alguns profissionais do ramo afirmam que falta qualidade ao conteúdo publicado pelo público. Porém, a participação de novos atores sociais na comunicação garante pluralidade de idéias, acabando de certa maneira com a supremacia de alguns poucos formadores de opinião. Então, vamos lá, mãos à obra!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário