terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Programação infantil é precária nas TVs abertas

Brasil despreza leis para conteúdo infantil na TV

Laura Mattos

As emissoras abertas brasileiras investem cada vez menos na programação infantil, que tem se concentrado nos canais pagos, restritos às classes econômicas mais privilegiadas. No Brasil, investir ou não nesse tipo de conteúdo é uma decisão das redes, uma vez que não há nenhuma lei para regulamentar faixas da programação dirigidas às crianças.

Essa é uma das lacunas da legislação brasileira na proteção da infância e adolescência, de acordo com um estudo realizado pela Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância).O levantamento foi apresentado hoje pelo secretário executivo da instituição, Veet Vivarta, no Fórum Global para Desenvolvimento da Mídia, na Grécia

Por um ano, a Andi mapeou, em 14 países da América Latina, leis e projetos de lei que abordam a relação entre os meios de comunicação e o direito de crianças e adolescentes. Em seguida, comparou com a legislação da Suécia, considerada modelo mundial nessa área, com um sistema regulatório implementado há quase cem anos. Concluiu que, apesar de o continente não viver um "vazio regulatório", não há nada "tão coeso" como na Suécia, principalmente por serem raros na América Latina órgãos reguladores independentes.

No Brasil, além da programação infantil, não há leis que regulamentem o trabalho de menores em meios de comunicação -só a Argentina possui esse tipo de norma. Também não está contemplada na legislação brasileira a publicidade dirigida à criança, como acontece no México e no Paraguai.

O estudo constatou não existir, em nenhum dos 14 países, cotas para exibição de desenhos animados nacionais nem para a garantia de veiculação de produções regionais.

O Brasil se destaca na classificação indicativa dos programas. Recém-implementada, é considerada "a mais completa". Em comum entre os países há o fato de a TV ser o principal meio de informação e de emissoras públicas e educativas serem pouco representativas.

Um comentário:

Anônimo disse...

a programação infaltil da tv brasileira precisa de mais programas educativos q aticem a curiosidade da criançada, incentivando-as ao estudo!! assim como faz a tv cultura