segunda-feira, 18 de maio de 2009

O porta-voz da classe média

Publicado no Folha Online de 17 mai. de 2009

Folha tem a melhor imagem nas classes A e B de São Paulo

Entre os integrantes das classes A e B da Grande São Paulo, a Folha é citada como o jornal mais completo, mais influente, mais bonito e mais fácil de ler. É vista também, por pessoas que pertencem a esse grupo, como mais inovadora, mais completa e veículo de informações mais úteis para o dia a dia dos leitores.

Os dados acima fazem parte de uma pesquisa realizada sob encomenda da Folha pela Research International, uma das mais importantes e respeitadas consultorias do mundo.


Clique aqui para ler na íntegra

***
Particularmente, avalio que essa pesquisa só reflete o óbvio, ou seja, a Folha se pauta pelos assuntos que são de interesse do seu público alvo. É uma questão de mercado. Boa parte das classes A e B se identifica com a linha editorial do jornal que adota uma postura duramente crítica contra certos movimentos sociais e algumas reivindicações de grupos menos favorecidos.

Um comentário:

Claudiomar disse...

Me surpreenderia se uma pesquisa encomendada por uma entidade da mídia não lhe fosse favorável... Sinceramente, acho, no mínimo, anti ético alguem encomendar uma pesquisa sobre si mesma e usá-la para se promover...
A mídia NÃO expressa a opinião pública... Isto só pode ser feito pelo voto num processo cuidadosamente planejado... A mídia se adona da "opinião publica" mas fica claro que não é assim pois normalmente conseguem efeito contrários aos esperados por seus posicionamentos em nome do povo... TODA a mídia atual brasileira é USADA pelo povo como ENTRETERIMENTO, nada mais...