terça-feira, 21 de julho de 2009

Uma pedagogia diferente


O crítico de cinema David Gilmour estava em crise. Sem trabalho fixo, com dificuldades financeiras e o filho Jesse enfrentando problemas na escola. Com tempo de sobra, Gilmour propõe então algo inusitado – o garoto poderia parar de estudar, desde que assistisse semanalmente a três filmes selecionados previamente pelo pai. Juntos eles formam o clube do filme que mudaria suas vidas para sempre.

Os filmes suscitam longas conversas sobre futuro, amizade, mulheres, trabalho, além é claro, sobre a sétima arte. Durante as sessões, Gilmour e Jesse acabam estabelecendo uma grande relação de cumplicidade. O crítico sofre com os conflitos do jovem e tenta ajudá-lo contando sobre suas próprias frustrações. O clube do filme funciona não como dever de casa, mas como um momento único entre pai e filho.

Para os cinéfilos, O Clube do Filme é um excelente roteiro para locação. Pai e filho comentam desde clássicos como O Poderoso Chefão (1972) e A Felicidade não se compra (1946) até filmes considerados grandes fracassos como Showgirls (1995). A seleção dos longas variava entre tesouros enterrados e títulos em que o ator roubava a cena.

Numa passagem do livro, Gilmour comenta como a tarefa de indicar filmes é um negócio complexo (o que eu concordo plenamente). “De certa forma, é algo tão revelador quanto escrever uma carta para alguém. Mostra como você pensa, aquilo que o motiva, e algumas vezes pode mostrar como você acha que o mundo o enxerga”.


Um comentário:

Razonalizando disse...

Bza de post MC!!!! Se acrescetar ainda a informação que nos passou, aqui no rs, hoje, nosso ministro da saúde, fica mais útil ainda... Ele disse que n ã o p o d e desviar recursos da vacinação normal da gripe para a nova porque, ano passado, em julho, morreram 4500 pessoas a q u i , de complicações da gripe normal, virus já existentes... O n o v o virus causou a morte de apenas 22 pessoa até agora... Com isto ficou bem claro o papelão que está fazendo nossa mídia, distorcendo informações, levando o medo à uma população que não espera ser iludida desta forma, ... Milhões se amontoam, superlotam, hospitais, clínicas, postos de saúde, ... Se contaminam com o u t r a s doenças, estas realmente graves e mais perigosas, ... A mídia está mostrando que é capaz de q u a l q u e r coisa por assunto... Até de levar terror e morte à seus clietes... Cuidado!!! O v i r u s da desinformação está sendo espalhado por nossa mídia, faminta de assunto e totalmente inconsequente!!!