A Campanha “Quem Financia a Baixaria é contra a cidadania” foi criada em novembro de 2002, por iniciativa da sociedade civil e da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Tem por objetivo promover o respeito aos direitos humanos e à dignidade do cidadão na programação da televisão brasileira.
A Campanha é um instrumento democrático que possibilita à população participar da construção de uma televisão cidadã. Além disso, busca conscientizar os anunciantes a não veicularem seus produtos em programas que desrespeitam os direitos humanos.
O desrespeito aos Direitos Humanos pode ocorrer através de cenas e informações que ferem a dignidade da pessoa humana.
A mídia é reconhecida como um patrimônio social, vital para que o direito à livre expressão e o acesso à informação sejam exercidos. É por isso que as emissoras de televisão e de rádio atuam por meio de concessões públicas.
A concessão pública é uma autorização que o governo concede às emissoras de televisão para que ofereçam à população um serviço público de qualidade que promova o crescimento cultural dos cidadãos e ofereça alternativas na programação para o lazer e para a educação.
A legislação que orienta as emissoras de televisão ressalta a necessidade desses meios de comunicação promoverem a cultura da paz, a proteção ao meio ambiente, a tolerância e o respeito às diferenças de etnia, raça, pessoas com deficiência, cultura, gênero, orientação sexual, política e religiosa, dentre outras.
Então, participe dessa mobilização e fiscalize o que passa na sua televisão.
***
E para você, qual é o programa campeão da baixaria na TV brasileira?
4 comentários:
Realmente fico IMPRESSIONADA como um programa como o do GUGU ( que para mim é o campeão neste quesito )consegue tanto a atenção da mídia por uma simples mudança de emissora e ainda por cima chega com grande status na Record!! É SOFRÍVEL!!
Pânico e as pegadinhas do SBT.
Com relação ao programa do Gugu, creio que o grande problema é a exploração do assistencialismo na TV. Quanto ao Pânico, acho que tem bons momentos, mas exagera às vezes. Para mim, o que mais preocupa é o conteúdo das novelas, que são as maiores audiências e costumam influenciar hábitos de consumo, estilos de vida e tendências na sociedade.
" Amor e sexo "... o programa é lixo.
Postar um comentário