domingo, 18 de outubro de 2009

Na luta contra a baixaria na TV

A Campanha “Quem Financia a Baixaria é contra a cidadania” foi criada em novembro de 2002, por iniciativa da sociedade civil e da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Tem por objetivo promover o respeito aos direitos humanos e à dignidade do cidadão na programação da televisão brasileira.

A Campanha é um instrumento democrático que possibilita à população participar da construção de uma televisão cidadã. Além disso, busca conscientizar os anunciantes a não veicularem seus produtos em programas que desrespeitam os direitos humanos.

O desrespeito aos Direitos Humanos pode ocorrer através de cenas e informações que ferem a dignidade da pessoa humana.

A mídia é reconhecida como um patrimônio social, vital para que o direito à livre expressão e o acesso à informação sejam exercidos. É por isso que as emissoras de televisão e de rádio atuam por meio de concessões públicas.

A concessão pública é uma autorização que o governo concede às emissoras de televisão para que ofereçam à população um serviço público de qualidade que promova o crescimento cultural dos cidadãos e ofereça alternativas na programação para o lazer e para a educação.

A legislação que orienta as emissoras de televisão ressalta a necessidade desses meios de comunicação promoverem a cultura da paz, a proteção ao meio ambiente, a tolerância e o respeito às diferenças de etnia, raça, pessoas com deficiência, cultura, gênero, orientação sexual, política e religiosa, dentre outras.

Então, participe dessa mobilização e fiscalize o que passa na sua televisão.

***

E para você, qual é o programa campeão da baixaria na TV brasileira?

4 comentários:

Unknown disse...

Realmente fico IMPRESSIONADA como um programa como o do GUGU ( que para mim é o campeão neste quesito )consegue tanto a atenção da mídia por uma simples mudança de emissora e ainda por cima chega com grande status na Record!! É SOFRÍVEL!!

criar conta do blogger disse...

Pânico e as pegadinhas do SBT.

Michel disse...

Com relação ao programa do Gugu, creio que o grande problema é a exploração do assistencialismo na TV. Quanto ao Pânico, acho que tem bons momentos, mas exagera às vezes. Para mim, o que mais preocupa é o conteúdo das novelas, que são as maiores audiências e costumam influenciar hábitos de consumo, estilos de vida e tendências na sociedade.

airssea disse...

" Amor e sexo "... o programa é lixo.