sexta-feira, 25 de abril de 2008

PODER, SEXO E MUITA COMIDA

Estômago, filme do diretor Marcos Jorge, mostra a estreita relação entre poder e comida. Raimundo Nonato, vivido de maneira espetacular pelo ator João Miguel, é um nordestino que chega na cidade grande à procura de uma vida melhor e acaba se tornando um especialista na arte de cozinhar.
Passando pelos butecos, restaurantes e pelas curvas de uma prostituta, Nonato aprende rápido as regras de uma sociedade formada por devoradores e devorados.
O longa consegue prender a atenção do público que acompanha paralelamente duas passagens da vida de Nonato, o antes e o depois de ir para a cadeia. E o grande mistério da história é este: o que fez o humilde e ingênuo retirante para ser preso?
Poético, enigmático e bem-humorado, o premiado filme de Marcos Jorge ressalta que hierarquia existe em todos os setores da sociedade, inclusive na cadeia. Lá, Nonato descobre que dormir no lugar mais alto do beliche significa muito mais do que aparenta.
Estômago é daqueles longas que a gente tem certeza que se fosse hollywoodiano seria campeão de bilheteria, mas é uma co-produção brasileiro-italiana, sendo assim, se alcançar 100 mil de público já será considerado um sucesso. Para finalizar, uma coisa é certa, ou esse filme lhe abrirá o apetite ou lhe dará uma tremenda incongestão.

Nenhum comentário: