sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Um país conectado

Especialistas estimam que, na virada do ano, metade da população brasileira, ou mais de 90 milhões de indivíduos, terá, de alguma maneira, acesso à internet, seja em casa, no trabalho, no celular, seja em locais públicos. Quando se pensa apenas em usuários domésticos, os números são mais modestos. Pesquisa do Ibope Monitor, que leva em conta apenas as residências, mediu 22,9 milhões de usuários.

O Brasil, segundo a ONG norte-americana Internet World Stats, mantém um dos ritmos mais fortes em todo o mundo de crescimento do acesso. Entre 2000 e junho de 2008, o número de novos conectados cresceu 900%.

Uma pesquisa recente do Datafolha contabilizou que 47% dos brasileiros já têm acesso à internet. Há outros dados surpreendentes:

- Somos o país no qual os usuários passam mais tempo conectados por mês. São mais de 22 horas mensais, ante 20 horas da França e 17,5 na Alemanha.

- Brasileiros alavancam febres na internet, como a do Orkut e a do Second Life. Estima-se que 27 milhões de nativos naveguem pelo Orkut, o mais popular site de relacionamentos da rede.

- O Brasil chegou aos 50 milhões de computadores no ambiente doméstico e corporativo, segundo a Fundação Getulio Vargas.

- No último dia 5 de agosto, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) divulgou a previsão de venda de computadores em 2008: 13 milhões de unidades. Com os atuais 50 milhões de máquinas, o País tem uma média de 26 computadores para 100 habitantes, valor superior à média global, de 21 equipamentos para cada centena.


Informações: Revista Carta Capital

Para Refletir: Será que esse avanço digital resultará em mudanças significativas na difusão do conhecimento e na participação de novos atores sociais? Não é contraditório um país com milhões de analfabetos funcionais, que mal sabem sacar dinheiro no caixa eletrônico, ter um índice tão grande de conectividade?

4 comentários:

Anônimo disse...

pois é... acesso à internet não necessariamente é sinônimo de cultura... haja visto os erros graves de português encontrados no orkut

Anônimo disse...

A democratização do acesso à internet deve estar acompanhada do investimento em educação.....Se não, teremos apenas usuários reproduzindo erros da escola formal na operação de computadores.

Anônimo disse...

A inclusão digital é um grande avanço para a população brasileira. Acaba desviando e diminuindo o monopolio de infomações manipuladas que outros tipos de mídia transmitem. Gerando maior liberdade na busca e acesso de infomações. Nunca esquecendo da educação básica em primeiro lugar.

Anônimo disse...

haja visto...