sábado, 29 de novembro de 2008

A comunicação a serviço da solidariedade

Em questões de segundos, um estado soterrado. Milhares de lares destruidos. Mais de cem mortos. Cerca de 80 mil desabrigados. Muitos desaparecidos. Famílias arruinadas. Uma catástrofe com prejuízos incalculáveis. O dilúvio que arrasou Santa Catarina criou um cenário desolador de caos e sofrimento. As imagens da tragédia chocaram tanto a sociedade brasileira que uma grande rede solidária se formou no país para ajudar as vítimas e reconstruir as cidades atingidas.
*
Nesta semana, telejornais e programas foram transmitidos ao vivo dos locais da tragédia. Mesmo com os excessos de praxe, os meios de comunicação souberam canalizar a comoção coletiva, promovendo e incentivando a doação de dinheiro, alimentos, remédios, brinquedos e água para os desabrigados. Sensacionalista ou não, a mídia se comportou como um verdadeiro instrumento de mobilização social, capaz de sensibilizar desde empresários até alunos da pré-escola.
*
Essa tragédia mostrou que o país se une em torno do lamento e da solidariedade. Numa época em que a sociedade está cada vez mais individualista, ver tantos voluntários ajudando as famílias do Vale do Itajaí é uma demonstração que o mundo ainda jeito. Nesse aspecto, a mídia tem um papel fundamental, divulgando essa "onda solidária" para os quatro cantos. Se isso dá audiência ou vende jornal é outra conversa.

Nenhum comentário: