sábado, 1 de novembro de 2008

Somos uma nação colonizada?

Para provocar:

* Porque os brasileiros celebram o Halloween, uma festa tipicamente norte-americana? O Dia do Saci, comemorado na mesma data, não mereceria um destaque maior por se tratar de um patrimônio da cultura nacional?
.
* Porque o telejornal de maior audiência do Brasil destina quase uma edição inteira para cobertura da eleição presidencial norte-americana? O pleito municipal, que afeta diretamente a vida do cidadão brasileiro, não deveria ter o mesmo tratamento?
.
* Porque os brasileiros lotam os cinemas para assistir o filme High School Musical 3, fenômeno pop norte-americano, em detrimento das produções nacionais, como o nosso representante na corrida pelo Oscar, o longa Última Parada 174?
.
Algumas respostas são lógicas, outras nem tanto. A globalização, o processo histórico, enfim, muitas são as razões para esse comportamento do povo brasileiro. Mas, às vezes, a impressão é que vivemos numa colônia dos EUA, submissa e condicionada ao modo american life.

2 comentários:

Cristiano Ventura disse...

Sempre reclamei disso... As pessoas ainda costumam reclamar das opiniões que buscam a verdadeira identidade do país. Ou acham elitista demais, ou ralé demais...

Unknown disse...

Interessante ler isto no blog, pois hoje pela manhã tive a nítida sensação de estar vendo " Bom Dia Estados Unidos " e não o " Bom Dia Brasil " ...