Compositor: Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Tony Bellotto
A televisão me deixou burro muito burro demais
agora todas as coisas que penso me parecem iguais
o sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
agora toda noite que me deito é boa noite, querida
Ô Cridê fala pra mãe
que eu nunca li num livro
que o espirro fosse um vírus sem cura
e vê se me entende uma vez criatura
Ô Cridê fala pra mãe
A mãe diz pra eu fazer alguma coisa, mas eu não faço nada
a luz do sol me incomoda então deixo a cortina fechada
é que a televisão me deixou burro muito burro demais
agora vivo dentro desta jaula junto dos animais
Ô Cridê fala pra mãe
que tudo que a antena captar meu coração captura
e vê se me entende uma vez criatura
Ô Cridê fala pra mãe
3 comentários:
Muito verdadeira a letra dessa música.Quem acompanha a progamação da tv ,acaba ficando sem tempo para estudar,ler,praticar um esporte ou fazer uma outra atividade que realmente vai edificar seus conhecimentos como ser humano.Nota- se também que o púlbico que acomnpanha a programação das emissoras é aquele que tem menor poder aquisitivo e que deveria está aproveitando seu tempo livre para se aperfeiçoar.As classes sociais mais abastadas quanto tem disponibilidade de tempo,o aproveita para ler um livro,ir ao teatro,cinema ,está sempre aproveitando com uma atividade de maior conteúdo cultural e que realmente irá ajudar no seu crescimento intelectual.
Fica uma dúvida,será que a tv aberta é mais uma forma de manipulação silenciosa que impede os menos favorecidos de migrar para uma situação economica melhor?Se sim cabe a cada um se policiar e analisar quanto de seu tempo precioso está sendo deicado com o que não o enriquece em nada.
Ótima reflexão, mas devemos lutar por uma programação de qualidade, afinal, as TVs abertas são concessões públicas, ou seja, precisam cumprir algumas regras para explorar o sinal concedido pelo Estado por um determinado tempo. Assim, as TVs devem privilegiar os conteúdos educativos, culturais e que respeitem a diversidade.
É de fato a tv pública explora tanto conteudo (lixo), de uma forma tão contextualizada, atrativa (alienada), impressiona pela audiência. O povão precisa ver educação e cultura na tv de uma forma atrativa tanto quanto ou mais do que a lixarada que é apresentada todos os dias. Bjos!
Postar um comentário