quarta-feira, 16 de junho de 2010

Em sintonia com o Brasil

Você conhece a TV Brasil? Se não, deveria.

A TV Brasil é uma emissora pública gerida pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação) que surgiu com a proposta de ser um canal a serviço da sociedade brasileira, respeitando a pluralidade de opiniões e a diversidade regional de cada canto do país. Num primeiro momento, muitos desconfiaram que a TV Brasil se tornasse um canal estatal, destacando apenas as ações de governo, mas aos poucos, a emissora vem oferecendo uma programação de qualidade, sem ingerência política.

Com uma grade diversificada, a TV Brasil se destaca pelos programas de conteúdos culturais, educativos e jornalísticos. Entre séries infantis, musicais, debates, grandes reportagens e mostras de cinema nacional e latino-americano, a emissora se coloca como um contraponto aos canais comerciais, que privilegiam o entretenimento no seu significado mais vulgar. Na busca pela audiência, o cidadão é reduzido à condição de consumidor.

O grande dilema da TV Brasil é enfrentar o mito de que toda emissora pública é chata e elitista. Essa visão foi construída ao longo dos anos por causa da falta de uma programação que aliasse cultura com uma linguagem sedutora. Mas sedução no sentido de conquistar o telespectador e estimulá-lo a pensar sobre questões importantes sobre o país e o mundo, sem ser catedrático nem enfadonho.

Essa quebra de paradigma passa necessariamente pela representação da sociedade civil no Conselho Curador da emissora. É preciso assegurar que diferentes atores sociais terão voz nos rumos da TV Brasil. Não é um assunto exclusivamente técnico, pelo contrário, o canal precisa se comunicar tanto com a dona-de-casa quanto com o professor universitário. Só assim, a emissora será de fato pública, coletiva, sintonizada com o povo brasileiro.

Veja como sintonizá-la

http://www.tvbrasil.org.br/saladeimprensa/como-sintonizar.asp

Acesse seu canal na Web

http://www.tvbrasil.org.br/webtv

Um comentário:

Ygor disse...

Eu gosto da TV Brasil, mas são poucos os bons programas de sua produção prórpia. Acho que pra ser uma emissora pública nacional de fato ela tem de investir mais no sinal aberto, que pelo q consta em seu site, ainda é para poucos. Nesse aspecto e também em outros como qualidade da programação, variedade e quantidade de produção própria, eu ainda prefiro a TV Cultura de São Paulo que produz programas premiados que são retransmitidos por todas as outras emissoras q formam a rede pública de televisão, dentre as quais, a própria TV Brasil, que na minha opinião, não deixa de ser a TVE Rio remodelada pelo Lula