
Nem tudo é verdade no jornalismo. Essa idéia nunca foi tão verdadeira. A falta de apuração explica a crise de credibilidade em que vive a imprensa. O documentário O Abraço Corporativo, de Ricardo Kauffman, expõe essa fragilidade de forma contundente. O longa narra a saga de Ary Itnem, um fictício consultor de RH que busca divulgar a inusitada teoria do abraço na mídia.
O falso consultor se diz representante da CBAC (Confraria Britânica do Abraço Corporativo). A teoria ‘vendida’ se baseia na ideia que devido ao uso das novas tecnologias, as pessoas foram acometidas pela inércia do afastamento. Assim, o abraço seria um instrumento para reaproximá-las. A produção do documentário enviou releases às redações e logo começaram os pedidos de entrevistas.
Apesar de muito bem interpretado pelo ator Leonardo Camillo, Itnem deixa pistas para ser desmascarado. O site da tal CBAC afirma que há um documento registrado em cartório que comprova o trabalho do consultor. Mas, na verdade, ele explica a produção do documentário, inclusive que a teoria é fictícia. Mas nenhum jornalista teve a curiosidade de consultar essas informações, isso explica como ‘abraçaram’ essa pauta, no mínimo, estranha.
Ao longo do documentário, acadêmicos, jornalistas e outras personalidades criticam o processo de produção da notícia na atualidade. O professor da USP, Eugênio Bucci, fala que o jornalismo foi reduzido ao entretenimento. Já Juca Kfouri diz que hoje predomina o jornalismo declaratório, o famoso “abre aspas”. Na sociedade do espetáculo, como observa um especialista, o que vale é a simulação e não o fato em si.
O Abraço Corporativo recebeu Menção Honrosa na última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Sem orçamento ou patrocínio, Ricardo Kauffman demorou cinco anos para finalizar o audacioso projeto. O filme é um alerta para a banalização da informação ao escancarar os vícios do jornalismo. Mesmo assim, é melhor imaginar um país com uma imprensa ruim do que sem nenhuma. O negócio é não acreditar em tudo que é noticiado, pois neste exato momento estão sendo produzidos novos factóides.
7 comentários:
Cara.... o link da foto tá errado. Não tá apontando pro abracocorporativo.com.br, e sim pra própria foto
oi michel! a nova carinha do blog ficou ótima! prometo passar por aqui mais vezes.
um grande beijo
e um abraço sincero!
arismar
Oi Ari,
Obrigado por prestigiar este espaço. Vc é sempre bem-vinda!!! um grande abraço e divulgue o blog para os amigos
muuito bom, gostei mesmo
Pra quem se interessou pelo filme, ele está sendo exibido no Belas Artes em SP.
Vou conferir o trailer, já ouvi falar a respeito e parece bom. Sempre vale a dica e dar uma conferida
Postar um comentário