domingo, 13 de fevereiro de 2011

O declínio da TV aberta entre os pobres

Segundo pesquisa do Ibope, divulgado no blog do jornalista Daniel Castro, do portal R7, ocorreu uma queda na audiência diária da TV aberta nas classes D e E. Ainda segundo o estudo, o pobre assiste  aos canais abertos uma hora a mais por dia do que os telespectadores das classes A e B.

O declínio da TV aberta nas classes D e E se explica pela melhora no poder de compra desse público nos últimos anos. Com mais dinheiro no bolso, essas pessoas começaram a ter novas necessidades. Para ser uma ideia, o número de consumidores de TV por assinatura em 2010 cresceu 30,7%, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Desses assinantes, muitos estão na faixa entre 2 e 4 salários mínimos.

Além da expansão da TV por assinatura, há o crescimento no número de internautas entre os pobres. A ascensão social aliada à diminuição de impostos em produtos de informática fizeram com que o computador não seja mais um artigo de luxo. O que também contribuiu para o aumento de pessoas conectadas é a multiplicação das lan houses nos bairros da periferia.

Com mais opções é natural que a audiência da TV aberta caia entre as classes D e E. Mas é preciso aguardar para saber se esse processo de queda será contínuo ou apenas sazonal até porque assistir determinados programas é uma questão de hábito cultural. Não é de uma hora para outra que uma pessoa esquece a novela das oito ou o Jornal Nacional.

Mesmo com a popularização da internet e a expansão dos canais pagos, a TV aberta ainda vai continuar sendo a principal fonte de entretenimento e informação para a população, particularmente das classes D e E. Por isso, espero que o declínio na audiência exija uma busca por novos formatos televisivos e, consequentemente, uma programação de maior qualidade.

2 comentários:

André Henrique disse...

Eu fico mais na Internet do que na Televisão, e eu vejo que a programação da TV aberta em geral está um lixo,exceto alguns programas.Há algum tempo atrás a TV aberta já foi melhor

vanderleia costa disse...

Ainda as classes com menos poder aquisitivos é aquela que passa mais horas na frente da TV,por ser o grupo com menos opções de entretenimento devido ao poder aquisitivo,E a qualidade da TV aberta a cada dia se torna mais alienante por ser um objeto da burguesia de controle social dessa camada,visto que sem conhecimento e cultura essa camada não obtem ascensão social.
Devido,a nova política do Governo atual,as classes sociais estão usufruindo um poder aquisitivo maior e um nível cultural mais exigente,com isso buscam programações mais pensantes e até por isso preferem a internet por ele ter a opção de escolher o que quer .
Programas como Big Brother e outros do gênero que aliena a quem assiste,é um grito de desespero da burguesia que a cada dia mais tem que conviver com a população que antes era excluída ,agora em espaços que antes eram só deles,como universidades públicas,teatro e outros.
A cada dia mais pessoas das classes D e E,ficarão mais exigentes com o que é veiculado na TV e a audiência diminuindo com certeza os diretores de programas terão de reformular seus programas ou acabarão perdendo seu espaço para a Internet,inclusive suas propagandas.