As novas imagens contidas nas advertências dos maços de cigarros são chocantes. A propaganda negativa inclui fotos de corpos mutilados, pessoas sofrendo e até um feto morto. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), responsável pelo Programa de Controle do Tabagismo, essa nova ação pretende evitar a experimentação do produto, principalmente por adolescentes e crianças.
Além dessas ilustrações, as embalagens dos cigarros também informarão os teores de nicotina, alcatrão e monóxido de carbono e o telefone do Disque Saúde (0800-61-1997), um serviço de orientação à população que deseja parar de fumar.
Os números justificam a iniciativa contra o cigarro. Só para ter uma idéia, conforme informações do Ministério da Saúde, o total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais no mundo, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.
Muitos podem até alegar que os fumantes não se sensibilizarão com essas imagens aterrorizantes, mas é inegável que essa nova ofensiva do governo provocará grandes questionamentos em potenciais consumidores de cigarro, como os mais jovens.
Leia mais sobre o combate ao tabagismo no link abaixo:
4 comentários:
A iniciativa da OMS em combater o tabagismo(antes tarde do q nunca) é muito boa, mesmo pq, nossos jovens estão se perdendo no vício. Deixou de ser um "vício bonito", pra ser uma questão de saúde pública.
Achei estas imagens MUITO agressivas e ineficientes!!!
Para chocar e fazer pensar, é preciso usar imagens reais, senão todo o sentido da propaganda fica perdido. Como convencer alguém com mentiras??
NO MUNDO ATUAL, ONDE A IMAGEM FALA MAIS DO QUE AS PALAVRAS, PODE SER QUE ESTE TIPO DE PROPAGANDA ATINJA GRANDES OBJETIVOS.
Acredito que a propaganda negativa, como ação isolada, não afasta o cigarro da "molecada". Entre outras iniciativs, é preciso aumentar os impostos do tabaco e das bebidas alcóolicas, afinal, o aspecto econômico sempre pesa. Além, é claro, de um projeto amplo de prevenção ao consumo de drogas lícitas e ilícitas nas escolas.
Postar um comentário