quarta-feira, 8 de abril de 2009

Uma ficção de olhar documental


Existem filmes que valem pelas belas imagens. Esse é o caso de Deserto Feliz, do diretor Paulo Caldas que co-dirigiu Baile Perfumado com Lírio Ferreira. O longa retrata paisagens bem diferentes: o sertão pernambucano e o inverno europeu. A transição entre elas é sútil. Quanto ao enredo, parece que essa não foi a maior preocupação.

O longa conta a história de Jessica, interpretada pela grata revelação Nash Laila, uma adolescente de sorriso fácil que mora com a família num povoado chamado Deserto Feliz. Ela acaba fugindo para Recife depois de ser violentada pelo padrasto. Lá, se torna prostituta e divide o quarto com algumas meninas, entre elas, Pâmela (Hermila Guedes), com quem compartilha alguns momentos de tristeza e descontração.

Na capital pernambucana, a menina conhece Mark, vivido por Peter Ketnath (Cinema, Aspirinas e Urubus), um turista alemão, que se encanta por ela e a leva para Berlim. O que poderia ser um sonho, na verdade não passa de ilusão. A vida no velho continente não é fácil para Jessica que mergulha numa grande solidão. Aliás, é comum esse sentimento nos brasileiros que tentam a sorte no exterior. Falta calor humano na fria Alemanha.

Com uma câmera nervosa, longas sequências e a valorização da imagem em detrimento dos diálogos, Deserto Feliz lembra um documentário. Os momentos de silêncio também confirmam esse característica. Por falar nisso, uma grande sacada do diretor é a inesperada cena em que um tatu bate na lente do cinegrafista.

Quando o filme acaba, fica a impressão que dava para caprichar mais no roteiro. No entanto, o longa vale à pena pela proposta visual e pela denúncia ao turismo sexual. Deserto Feliz ainda conta com as participações dos atores João Miguel e Zezé Motta.


Nenhum comentário: