quarta-feira, 30 de junho de 2010

Factóides em série


Nem tudo é verdade no jornalismo. Essa idéia nunca foi tão verdadeira. A falta de apuração explica a crise de credibilidade em que vive a imprensa. O documentário O Abraço Corporativo, de Ricardo Kauffman, expõe essa fragilidade de forma contundente. O longa narra a saga de Ary Itnem, um fictício consultor de RH que busca divulgar a inusitada teoria do abraço na mídia.
O falso consultor se diz representante da CBAC (Confraria Britânica do Abraço Corporativo). A teoria ‘vendida’ se baseia na ideia que devido ao uso das novas tecnologias, as pessoas foram acometidas pela inércia do afastamento. Assim, o abraço seria um instrumento para reaproximá-las. A produção do documentário enviou releases às redações e logo começaram os pedidos de entrevistas.
Apesar de muito bem interpretado pelo ator Leonardo Camillo, Itnem deixa pistas para ser desmascarado. O site da tal CBAC afirma que há um documento registrado em cartório que comprova o trabalho do consultor. Mas, na verdade, ele explica a produção do documentário, inclusive que a teoria é fictícia. Mas nenhum jornalista teve a curiosidade de consultar essas informações, isso explica como ‘abraçaram’ essa pauta, no mínimo, estranha.
Ao longo do documentário, acadêmicos, jornalistas e outras personalidades criticam o processo de produção da notícia na atualidade. O professor da USP, Eugênio Bucci, fala que o jornalismo foi reduzido ao entretenimento. Já Juca Kfouri diz que hoje predomina o jornalismo declaratório, o famoso “abre aspas”. Na sociedade do espetáculo, como observa um especialista, o que vale é a simulação e não o fato em si.
O Abraço Corporativo recebeu Menção Honrosa na última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Sem orçamento ou patrocínio, Ricardo Kauffman demorou cinco anos para finalizar o audacioso projeto. O filme é um alerta para a banalização da informação ao escancarar os vícios do jornalismo. Mesmo assim, é melhor imaginar um país com uma imprensa ruim do que sem nenhuma. O negócio é não acreditar em tudo que é noticiado, pois neste exato momento estão sendo produzidos novos factóides.

7 comentários:

Cristiano Ventura disse...

Cara.... o link da foto tá errado. Não tá apontando pro abracocorporativo.com.br, e sim pra própria foto

Ygor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
airssea disse...

oi michel! a nova carinha do blog ficou ótima! prometo passar por aqui mais vezes.
um grande beijo
e um abraço sincero!
arismar

Michel Carvalho disse...

Oi Ari,

Obrigado por prestigiar este espaço. Vc é sempre bem-vinda!!! um grande abraço e divulgue o blog para os amigos

Unknown disse...

muuito bom, gostei mesmo

Michel Carvalho disse...

Pra quem se interessou pelo filme, ele está sendo exibido no Belas Artes em SP.

Dddc disse...

Vou conferir o trailer, já ouvi falar a respeito e parece bom. Sempre vale a dica e dar uma conferida