segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Qual é o filme que melhor retrata as favelas cariocas?


Cidade de Deus (2002)

5X Favela - Agora por nós mesmos (2010)

Tropa de Elite (2007)

9 comentários:

Ygor disse...

ainda não vi o "5X favela", mas o "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite" são ótimos filmes, que retratam as favelas por ângulos diferentes

✿ Salto Alto ✿ disse...

Acho que por "mostrar a favela", Cidade de Deus retrata melhor... O do meio eu não vi ainda, mas creio que todos são bons e mostram a realidade de quem vive nas favelas...

Matheus Lara disse...

Cidade de Deus, sem dúvidas ;D

Matheus Salvino disse...

Michel, TM é realmente uma excelente poesia.
Admito que não assisti "5X favela", porém acredito que dos dois já assistidos, "Cidade de Deus" é o melhor representante do morro.
http://sobreasvelhascoisas.blogspot.com/

Unknown disse...

5x favela...nunca ouvi falar....mas cidade de deus e tropa de elite...não tem pra ninguem..acho que todos faz sua parte em comparar...só muda alguns angulos...

Alcione Torres disse...

Difícil definir, pois não conheço as favelas do Rio.

http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

Anônimo disse...

Cidade de Deus sem dúvida. Além de levar o nome de uma favela, na real. É rica em detalhes sobre o tráfico de drogas que existia antes na favela.
http://umsernovo.blogspot.com/

Barbara disse...

Ainda não assisti 5x favela, mas sem dúvida Cidade de Deus retrata mais a realidade das favelas cariocas!!! Concordo com a análise do Ygor... "Favelas em ângulos diferentes". Tropa de elite deu mais ênfase as operações do BOPE.

Michel Carvalho disse...

Bom, parece que só eu assisti ao ótimo filme 5X Favela- agora por nós mesmos....ahuahauha. Bora assistir galera! Quem não viu, recomendo hein. E o que tem de diferente entre ele e os outros dois? Justamente quem o fez.

Em 5X Favela, moradores de comunidades pobres do Rio fizeram o roteiro e dirigiram os 5 episódios que foram o filme. Lógico que eles contaram com a devida formação técnica para isso, mas o que está na telona é o olhar de quem vive no interior dessas favelas. Gente que conhece alguém que perdeu a vida numa troca de tiros, alguém que teve que pagar para poder comprar um botijão de gás ou que levou porrada só porque é morador de favela. É um ângulo diferente daquele que nos acostumamos a ver. Tropa de Elite é um filme bem produzido, mas é uma visão de quem é de fora, de quem só sobe o morro para "esculachar", apesar de que muito do que foi retratado no filme corresponda com a realidade.

Já Cidade de Deus é um longa que insere o Brasil no cenário do cinema moderno. Uma câmera ágil, uma fotografia perfeita e um ritmo alucinante. Cidade de Deus sempre é citado como um dos filmes da década por sua linguagem inovadora. Mas mesmo com todas as suas qualidades, o filme de Fernando Meirelles reforça alguns estereótipos associados às favelas, além de espetacularizar a violência.

Ufa! Por tudo isso, acho (e só acho) que 5X Favela é o filme que melhor representa a favela carioca.

Um grande abraço e continuem acessando o Blog!!!