quarta-feira, 2 de abril de 2008

O povo na telinha

OUTRO OLHAR: O JORNALISMO FEITO PELO CIDADÃO

O OUTRO OLHAR é o espaço da sociedade no telejornal Repórter Brasil. Se você produz conteúdo informativo, como reportagens, entrevistas ou imagens que mostram a sua realidade, faça contato com nossa produção e envie seu vídeo.

Mostre as histórias da sua redondeza, os assuntos que mexem com a sua vida. Participe da TV Brasil com a sua visão dos fatos sobre os mais variados temas. Por exemplo: uma reportagem sobre o desemprego na sua cidade, sobre a educação na escola do seu filho ou uma imagem sobre a saúde no posto de seu bairro.

No link Os Vídeos, você pode ver as reportagens de colaboradores de diferentes partes do país já exibidas no Repórter Brasil.

Como participar:

1 - Com vídeos de até 5 minutos (a duração máxima de exibição no telejornal é de 3 minutos);
2 - Informações necessárias: título, sinopse básica, formato suporte, duração, ano da produção, nome dos realizadores;
3 - Endereço para envio: OUTRO OLHAR/TV Brasil EBC - Empresa Brasil de Comunicação - SCRN 702/03 - Bloco B - nºs 16 e 18 - Ed. RADIOBRÁS - Brasília - DF - CEP 70.720-620
4 – Por correio, envie: Fitas Mini DV, DVCAM, BetaCAM ou DVD (gravado em dados);
5 - Produções em formato digital (inclusive de Celulares e Máquinas Fotográficas Digitais) também podem ser enviadas diretamente via FTP (internet banda larga) – neste caso, entrar em contato para receber as instruções;
6- É necessário que sejam enviadas também duas cópias de um Termo de Cessão de Direitos Autorais assinado pelo realizador ou por um representante da instituição produtora. O termo está em www.tvbrasil.org.br/reporterbrasil ;
7 - Uma equipe fará a análise e seleção do material recebido, que poderá ser utilizado, ou não, nos telejornais. Vamos avaliar se a reportagem dá voz a todos os lados envolvidos, se precisa de auxílio da redação da TV Brasil para ouvir alguma parte, se o texto é de fácil compreensão para todos os telespectadores.

Contatos: outroolhar@tvbrasil.org.br

Fonte: TV Brasil

Essa iniciativa é uma ótima oportunidade da sociedade participar efetivamente da programação da TV Brasil, mesmo que ela ainda não esteja disponível para todo o país pela TV aberta. Seria interessante que os mais longínquos lugares do Brasil participassem do projeto, enviando vídeos que retratem a verdadeira cara do povo brasileiro, que não está na novela das oito, nem no Jornal Nacional.

3 comentários:

Anônimo disse...

A iniciativa parece legal... porém qual será a sua real motivação??
Será q a TV Brasil está com espaço vago na programação por falta de planejamento na sua implantação??
E aproveito pra levantar outra indagação?? Quando o seu sinal chegará à Baixada Santista??

Unknown disse...

Na Baixada Santista, por enquanto, a TV Brasil está disponível só pela parabólica ou mesmo pela internet. Agora com relação à implantação da rede pública, aos poucos ela está se organizando, mas é inegável a importância de um emissora que atenda aos interesses da população e não dos anunciantes.

Anônimo disse...

Ótima a iniciativa, 100% democrática e criativa. E mesmo q ñ fosse, seria melhor q rede globo.