sábado, 25 de dezembro de 2010

Os melhores nacionais de 2010


O cinema nacional viveu em 2010 um dos seus melhores anos, tanto em termos de público quanto em número de títulos lançados. Tropa de Elite 2, de José Padilha, bateu o recorde de Dona Flor e seus Dois Maridos e passou dos 11 milhões de espectadores, consagrando-se como o filme nacional mais assistido da história. O ano também foi marcado por filmes de temática espírita, Chico Xavier (Daniel Filho) e Nosso Lar (Wagner de Assis) levaram juntos mais de 7 milhões aos cinemas.


O título mais polêmico lançado em 2010 foi Lula – O Filho do Brasil (Fábio Barreto), que sofreu um bombardeio tanto da crítica especializada quanto de políticos da oposição. No final, a história do presidente mais popular da história brasileira não atingiu nem a marca de 1 milhão de espectadores, mas, contrariando as expectativas, conseguiu a vaga na disputa pela indicação para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Mas, particularmente, o que me impressionou em 2010 foi a lista de ótimos títulos lançados, ao contrário de 2009, em que predominou filmes de qualidade mediana. O ano marca a estreia de grandes promessas, como o ousado Esmir Filho, e coloca outros nomes no rol dos grandes diretores do cinema nacional, como Laís Bodanzky.

A relação dos melhores filmes nacionais de 2010 que elaborei não deve agradar a todos, até acredito que a maioria desaprove. Porém, listas desse tipo servem para serem contrariadas, então, vamos lá:

  1. As melhores coisas do mundo: Uma boa história com um elenco afinado só poderia render um ótimo filme. Mas Laís soube ir além ao mostrar de forma sensível os conflitos da adolescência. Bem realizado, é um longa que agrada toda a família. A cena dos ovos na parede arranca lágrimas. 
  2. Os Famosos e os Duendes da Morte: Inovador, o filme de Esmir Filho é contemporâneo por utilizar imagens de vídeos da internet na telona. A história é  surpreendente e cheia de mistério. O filme transmite uma sensação de angústia. Saí da sessão completamente atordoado. 
  3. Viajo porque preciso volto porque te amo: Os diretores conseguiram contar uma história de amor sem mostrar seus protagonistas. Imagens de um Brasil bruto são o pano de fundo desse belo longa.
  4. Olhos Azuis: Belas atuações fazem desse filme um dos melhores do ano. O diretor conseguiu transmitir toda a humilhação que os latinos passam no setor de deportação nos EUA.
  5. Reflexões de um liquidificador: Estilo tarantino, esse longa é uma comédia de humor cáustico.  Merecia uma maior divulgação. Destaque para a atuação da atriz Ana Lúcia Torre, além da narração de Selton Mello que vive o liquidificador.
  6. Antes que o mundo acabe: Poderia ser mais uma história sobre adolescentes, mas o diferencial é a simplicidade como o tema é tratado e o belo roteiro. É o filme mais premiado pela crítica no ano.
  7. Os Inquilinos: O diretor Sergio Bianchi continua com sua crítica social, mas dessa vez, não com um filme-tese. Trata-se de uma história cheia de suspense e um retrato fiel do sentimento dos moradores das grandes cidades.
  8. Uma noite em 67: Melhor documentário do ano. Narra os bastidores daquele festival que mudaria a história da MPB. Filme para assistir e cantar junto.
  9. Tropa de Elite 2: Tecnicamente, é o melhor filme. Fotografia, elenco, edição, enfim, tudo perfeito. O que me incomodou foi o maniqueísmo do roteiro. Nada é sugerido ao espectador, Padilha aposta num filme didático e fatalista demais.
  10. 5X Favela agora por nós mesmos: São cinco histórias diferentes sobre o cotidiano das favelas, em que o maior diferencial é o olhar dos diretores, todos moradores das comunidades retratadas. É a favela sem clichês nem exageros.

Obs.: Bróder, de Jeferson De, poderia entrar na lista, pois é um belo filme, mas como só será lançado ano que vem, decidi excluí-lo da relação. 

12 comentários:

Larainy disse...

gostei do blog!
bem informativo!
parabens :D

TOCA DOS LINKS disse...

DAORA O BLOG TEM BASTANTE COISA MANERO AQUI BEM LEGAL



http://tocadoslinks.blogspot.com/

Nihil Lemos disse...

Blog perfeito para quem gosta de cinema nacional. Vou procurar pelo Tropa de Elite 2. Geralmente tenho pelo pouco interesse pelo nosso cinema, mas verei esse.

Abraços.

RenataRocha disse...

Oii, adorei seu blog, é importante essa divulgação e valorização ao nosso cinema.

SoloOtro blog retribuindo a visita, volte sempre e segue lá, que já estou te seguindo ;)
bjs

Unknown disse...

Assiti a vários desta lista e um que me surpreendeu bastante foi "As melhores coisas do mundo", pois achava que era somente um filme infanto-juvenil. Ele aborda assuntos muito sérios, só que na visão do adolescentes. Muto bom!!

Felipe Matula disse...

Hmm Legal...desses eu vi As melhores coisas do mundo e Tropa de Elite 2...mto bons mesmo! Gostei da sua lista, ainda preciso ver os outros...que já ouvi falar sim!!

www.feriasdopresidente.blogspot.com

Info+Seriados=Vida Inteligente disse...

Cara seu blog é ótimo valoriza o cinema nacional.
Futuramente vou reservar 1 espaço para esse tipo de divulgação.
Visita lá o meu e segue tb:http://infoseriadosvidainteligente.blogspot.com/

Renata Rocha disse...

Não vi a maioria dos flmes que você postou,infelizmente.Mas também aacho q o cinema brasileiro evoluiu muito e aibda tem muito a evoluir

http://solootro.blogspot.com/ retribiu ?

Raiane Rafaela disse...

quero assistir 5x favela. Bom blog, informaçãos construtivas nunca é demais. Abraços!

Erich Pontoldio disse...

Só assisti tropa de elite então fca difícil opinar ...

Anônimo disse...

Meu caro

Lista excelente!

Destaques para o ótimo "a volta do duendes mortos" que é verdadeiramente chocante, além de tropa de elite 2
Há por favor ve se consegue para emprestar o "melhroes coisas do mundo";"os inquilinos" e outros q citou, gostaria muito de vê-los

Aproveitando segue uma dica, o cinearte posto 4 está em cartaz com o filme "antes que o dia acabe"...grande oprotunidade ..eu com certeza estarei lá....abços
Ha sr MICHEL parabéns pelo blog

Michel Carvalho disse...

Caro(a) Anônimo(a)

Obrigado pela avaliação. Bom, fica mais fácil para emprestar os filmes se eu conhecer quem está pedindo....ahauahau

Aguardo a identificação

Abs